Portugal Acredita

Designer gráfico António Gonçalves Santos & marketer de João Lima Porto
in Design de Identidade — Campanha Redes Sociais
Resumo

A comunicação empresarial revela a necessidade da criação de uma campanha digital para o mercado nacional denominado por “Portugal Acredita”, criada pelo Estúdio Signumdesign, com foco em design de identidade e ‘data driven’ na criação de identidade para o conceito de “Portugalidade”. A noção e conceito de Portugalidade, expoente máximo da língua Portuguesa, imposta pela necessidade da atuação pandémica no mundo, antecedente ao Dia de Portugal, transmite o mote de criação em quatro momentos históricos nacionais, a língua portuguesa, o fado, a religião e o traje Vianense. Partindo da investigação em ‘design research’, em ‘marketing research’ e design digital, com destino à rede social, segue a metodologia de investigação de Neil Leonard e Gavin Ambrose.

Abstract

National business communication reveals the need to create a digital campaign for the national market called “Portugal Acredita”, created by Estúdio Signumdesign, with a focus on identity design and 'data driven' in the creation of identity for the concept of “Portugalidade”. The notion and concept of Portugal, the highest exponent of the Portuguese language, imposed by the need for pandemic action in the world, precedes Portugal Day, transmitting the motto of creation in four national historical moments, the Portuguese language, fado, religion and Viennese costume. Starting from the research in ‘design research’, ‘marketing research’ and digital design, for the digital network, follows the research methodology of Neil Leonard and Gavin Ambrose.

Palavras-chave: Design digital; Marketing Research; Design Identidade; Portugalidade.

Portugal Acredita

A campanha “Portugal Acredita” é um projecto de design de identidade sobre o conceito de “Portugalidade” desenvolvido pelo designer gráfico António Gonçalves Santos e o marketer João Lima Porto, elementos da Signumdesign. O dever do designer e do marketer, enquanto agentes de comunicação na sociedade, é desafiar e assumir um papel de inovação. Parte da investigação em design research e marketing research e foi implementado em três fases, pesquisa, desenvolvimento e implementação, criado para as comemorações do presente ano, do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O projecto iniciado através do legado nacional, define um tipo de comunicação para um meio de comunicação — as redes sociais.

Elemento gráfico da letra 'D' da Marca Signumdesign
Fig1. - Elemento gráfico da letra "D"
Design de Identidade de Portugalidade

Fig2. - Design de Identidade de Portugalidade.

Daniel Raposo no seu livro sobre "Design de Identidade e Imagem corporativa" refere — "Uma marca não é uma marca enquanto não desenvolver uma ligação emocional contigo", Daryl Travis (2000).

A comunicação e a expressão da estratégia na comunicação para o marketing digital envolve quatro temáticas, definindo na era da conectividade, um sentido, uma noção e um conceito de “Portugalidade: Portugal Acredita”, dirigido aos empresários inovadores e visonários, com objectivo para um novo rumo, o futuro! Através do design de identidade e design digital, as escolhas condicionam a tomada de decisão por parte dos empresários, sendo a Signumdesign um parceiro e pilar no desenvolvimento para o crescimento empresarial no Norte de Portugal.

As temáticas do presente projecto conceptualizam quatro momentos nacionais: a língua portuguesa, a saudade do fado, a devoção na religião e por fim, a tradição no traje de Viana do Castelo. O conceito nasce do design de identidade e imagem corporativa “Signumdesign “a letra D”, criado e desenvolvido pelo estúdio, recorrendo ao marketing de conteúdo e implementado através do design digital, definindo um branding em Portugal e uma cultura local, Viana do Castelo, para a identidade de Portugalidade.

A filosofia e personalidade da Signumdesign, neste projecto, evidencia um propósito de comunicação visual e social, uma marca patrimonial que transmite um momento de emoção nacional, um legado criativo e pioneiro — Portugal Acredita, com vista a incentivar todos os empresários e todos os portugueses a caminhar rumo ao futuro, desviando as pedras que aparecem no caminho.

["Entende a marca contemporânea essencialmente como uma relação com o cliente, que cada vez se desloca do campo da lógica para o das emoções (e cujo final é uma imagem ou reputação mental"] Daryl Travis (2000), in Design de Identidade e Imagem corporativa, Daniel Raposo (2008)

Os valores da Signumdesign neste projecto evidenciam o desafio do “Status Quo”, um espirito criativo, a inovação e o ser um exemplo. Na missão, o ponto de contacto desta marca é o significado da cor, revelando uma associação emocional ao nacional e à Portugalidade. A sua visão é o empresário vianense.

O uso da fotografia revela benefícios sensitivos e distintos. O tom de voz da marca revela uma formalidade na sua atuação descritiva e visual para o uso das redes digitais e plataformas. O ambiente digital é o ponto criativo para experiências imersivas, uma experiência com a audiência, servindo assim o negócio e a eficiência da operação.

No espaço tradicional, a marca destaca-se com segurança física e emocional, transcende categorias e recebe confiança dos consumidores, baseados na objectividade financeira, tangível e lógico, enaltecendo a emoção, a sensação e pessoal.

A promessa da marca “portugalidade” é fazer acreditar que todos os portugueses vão superar todos os desafios e momentos negativos da História, atualmente a pandemia COVID-19, definindo um produto nacional e um processo superior competitivo na Europa, construindo um posicionamento distinto e uma experiência para o consumidor. O alinhar deste compromisso interno e externo com a marca, os gestores de branding e marketing concentram o seu esforço em alcançar — Portugal Acredita no seu legado! Em seguida, vamos explicar de forma resumida cada projecto e seu estilo adaptado da Marca Portugalidade nos quatro momentos históricos.

“Língua Portuguesa” - Luis Vaz de Camões

O conceito “Lingua Portuguesa” foi o princípio deste projecto, o legado nacional para a criação da campanha Portugal Acredita. Ela nasce através do símbolo “D” e amplia para uma forma e identidade na letra “P” de Portugalidade. Através da forma e cores nacionais define-se a Portugalidade, adaptando-se nos conceitos, nas formas e formatos.

A fotografia de Luis Vaz de Camões evidencia e explica, de forma direta, o propósito de Portugalidade na língua Portuguesa, recentemente celebrado Dia Mundial da Língua Portuguesa do corrente ano. O elemento gráfico que define este projecto fora a criação de uma Identidade para uma Livraria denominado por — Livraria Camões. Criamos uma marca, um livro, um saco, um cartão de identificação de loja, um copo de papel, uma peça de vestuário e a identidade aplicada na apresentação de loja de rua - a livraria.

Com este projecto, o estúdio de design identidade - a Signumdesign - refere a importância da marca nas empresas, a identidade verbal na expressão da marca na era conectividade.

Identidade da Livraria Camões
Fig3. - Identidade da Livraria Camões

Cartão de identificação de funcionários
Fig4. - Cartão de identificação de funcionários

Saco com fotografia de Luis Vaz de Camões
Fig5. - Saco de transporte

Catálogo sobre Luis Vaz de Camões
Fig6. - Catálogo

Identidade da Livraria Camões
Fig7. - Copos de papel

Identidade da Livraria Camões
Fig8. - Vestuário juvenil

“Saudade no Fado” - Amália Rodrigues

Na conceptualização deste projecto, o conceito “Saudade do Fado” o legado nacional da música popular e cultural, foram criados outdoors e muppis espalhados por portugal e pelos distritos nacionais. A identidade adapta-se aos formatos grandes com mensagens breves sobre os momentos históricos da Rainha do Fado. Através da fotografia a preto e branco, a identidade de Portugalidade destaca-se com mensagens simples, objectivas e criativa, destacando o verde e vermelho.

Com este projecto, o estúdio de design identidade, a Signumdesign, presta homenagem a Amália Rodrigues, a Raínha do Fado, apresentando em suporte físico, uma figura da história portuguesa, uma identidade da expressão cultural e patrimonial.

Muppi Amália Rodrigues
Fig9. - Portugalidade em Muppi

Muppi Amália Rodrigues
Fig10. - Portugalidade em Outdoor

Beneton evolução da identidade
Fig11. - Portugalidade em Muppi duplo

Beneton evolução da identidade
Fig12. - Portugalidade em Muppi triplo em metro

Beneton evolução da identidade
Fig13. - Portugalidade em Outdoor

“Devoção na Religião” - Maria e Fátima

Na conceptualização do projecto, o conceito “Devoção na Religião” em Maria e Fátima, representa a oração e devoção dos cristão nacionais, das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, apelando à oração universal do terço. A identidade nasce do símbolo “D” e amplia para uma forma e identidade de letra “P e F” de Portugalidade e Fátima. A cores nacionais evidenciam e reforçam a noção de Portugalidade.

A intervenção do design editorial e publicidade intervêm na expressão como um apelo de “devoção e oração”, um projecto criativo de forma simples e direta, de profundo significado católico, posicionando a marca em produtos de mercado nacional para o mercado internacional, o suvenirs católico.

Com este projecto, o estúdio de design identidade, Signumdesign, presta homenagem à Padroeira de Portugal, apresentando uma figura e momentos da história portuguesa católica, uma identidade de expressão religiosa, católica, cultural e patrimonial.

Suvenirs católico
Fig14. - Suvenirs católico

Posters de peregrinação de Fátima
Fig15. - Posters de peregrinação de Fátima

Notebook Maria
Fig16. - Notebook Maria

Revista Fátima
Fig17. - Revista Fátima

T-shirt juvenil
Fig18. - T-shirt juvenil

“Tradição do Traje” - Viana do Castelo

Por fim, no projecto, o conceito “Tradição do Traje” de Viana do Castelo representa a expressão tradicional e do artesanato, expoente máximo da identidade local de Portugalidade. O turismo e a gastronomia representam a atuação do projecto gráfico, conceito presente nos produtos de Viana do Castelo para os turistas.

A marca, com as cores nacionais, é prestigiada nos produtos da cidade do Alto Minho, como identidade de diversão, enaltecendo a vivacidade da cor, da dança minhota, da gastronomia e vida social Vianense.

Garrafa de água
Fig19. - Garrafa de água

Capa de smarthphone
Fig20. - Capa de smarthphone

Chinelos
Fig21. - Chinelos

Caixa de pizza
Fig22. - Caixa de pizza

Lata de refrigerante
Fig23. - Lata de refrigerante

Garrafa de vinho
Fig24. - Garrafa de vinho

Conclusão

A campanha de Portugalidade - Portugal Acredita define a promessa, o rumo e o beneficio do estúdio Signumdesign para os empresários, inovadores e visionários, da zona norte de Portugal. Neste sentido, o projecto atua no design de identidade empresarial como um ecossistema transversal do espaço analógico para o espaço digital, a digitalização nacional.

Culturalmente, revela um caminho, um segmento de Portugalidade com objectivo empresarial, exportar produto Vianense com qualidade nacional. Neste sentido, a campanha pode ser vista nas redes socias da signumdesign e no website do estúdio de design de identidade, com o propósito de visualizar o estilo criativo e inovador na área do design digital e gráfico. Portugal Acredita no seu legado. Nós acreditamos em ti. #PortugalAcreditaNoSeuLegado

Direitos fotográficos

1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Camões

2. https://www.natgeo.pt/historia/2020/01/vida-e-obra-de-amalia-rodrigues

3. https://rr.sapo.pt/2017/03/23/fatima-100-anos/fatima-as-fotos-que-ajudam-a-contar-a-historia-de-dois-santos/noticia/79140/

4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparições_de_Fátima

5. https://veja.abril.com.br/galeria-fotos/catolicos-celebram-nossa-senhora-de-fatima-2019/

6. Fotografo Vianense Arménio Belo

Bibliografia

1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Camões

2. https://www.natgeo.pt/historia/2020/01/vida-e-obra-de-amalia-rodrigues

3. https://www.fatima.pt/pt/

4. https://www.museudofado.pt

5. http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/mt-apresentacao

6. http://www.cm-constancia.pt/index.php/pt/visitar/cultura/casa-memoria-de-camoes

7. Clifton R, Simmons J. Brands & Branding. 1st ed. Actual editora; 2017:47-66, 149-164.

8. Kotler, P., Kartajaya, H. and Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Actual Editora.

Contactos.

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Rua Sacadura Cabral, N24, 1.º Andar Sala A, 4900-517 Viana do Castelo. Poderá contactar-nos por telemóvel 960 401 836 ou por telefone 258 847 253